Crise da Ucrânia deve desacelerar crescimento global, diz Yellen

Publicado em 25/03/2022 11:28

WASHINGTON (Reuters) - A crise entre Rússia e Ucrânia está elevando os preços de commodities e deve reduzir as perspectivas de crescimento global no próximo ano, alertou nesta sexta-feira a secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen.

A Ucrânia é um importante fornecedor de trigo e milho, e os preços vêm saltando desde que a Rússia invadiu o país vizinho no mês passado.

"Estamos vendo pressão sobre os preços das commodities por causa da situação entre Rússia e Ucrânia", disse Yellen em entrevista à CNBC.

"E estou preocupada com contágios para os países que, por exemplo, são altamente dependentes do trigo. Os preços do trigo dispararam. E acho que isso provavelmente reduzirá as perspectivas para o crescimento global ao longo do próximo ano."

Yellen disse que os preços da gasolina podem subir mais e que os Estados Unidos estão trabalhando com aliados para tentar aliviar o impacto sobre os consumidores.

(Reportagem de Chris Gallagher e Doina Chiacu)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ações europeias marcam novo recorde de fechamento com tecnologia e produtos básicos impulsionando ganhos
Governo central registra déficit primário maior que o esperado em novembro
Esperanças de paz são abaladas com acusação da Rússia de que Ucrânia tentou atacar residência de Putin
Putin disse a Trump que posição da Rússia mudará após ataque de drones ucranianos à residência presidencial
Wall Street cai com ações de tecnologia vacilando na última semana de 2025
Ibovespa recua com Vale e ajustes mas segue a caminho de alta de mais de 30% em 2025