Rússia diz que reduzirá drasticamente atividade militar perto de Kiev e Chernihiv

Publicado em 29/03/2022 09:31 e atualizado em 29/03/2022 10:10

(Reuters) - A Rússia decidiu reduzir drasticamente sua atividade militar em Kiev e Chernihiv, na Ucrânia, disse o vice-ministro da Defesa russo nesta terça-feira, após conversas entre equipes de negociação de Rússia e Ucrânia em Istambul.

"A fim de aumentar a confiança mútua e criar as condições necessárias para novas negociações e alcançar o objetivo final de acertar e assinar um acordo, foi tomada a decisão de reduzir radicalmente, por uma grande margem, a atividade militar nas direções de Kiev e Chernihiv", disse o vice-ministro Alexander Fomin a repórteres.

O Estado-Maior da Rússia revelará com mais detalhes as decisões que foram tomadas após o retorno da delegação a Moscou, segundo Fomin.

Negociadores ucranianos disseram ter proposto na última rodada de negociações com a Rússia que a Ucrânia adote um status neutro em troca de garantias de segurança, o que significa que Kiev não se juntaria a alianças militares ou hospedaria bases militares.

O negociador-chefe da Rússia, Vladimir Medinsky, afirmou que a Rússia analisará as propostas e as reportará ao presidente Vladimir Putin.

"Essas propostas serão consideradas em um futuro próximo, relatadas ao presidente, e nossa resposta será dada", disse Medinsky.

(Reportagem da Reuters)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde