Doria anuncia que deixa governo de SP para concorrer à Presidência da República

Publicado em 31/03/2022 18:32

Por Maria Carolina Marcello

BRASÍLIA (Reuters) - O governador de São Paulo, o tucano João Doria, anunciou nesta quinta-feira sua renúncia ao governo do Estado para se candidatar à Presidência da República pelo PSDB.

Doria teria chegado a ensaiar uma desistência à pré-candidatura, em um movimento que abriu uma crise no PSDB, mas anunciou sua posição de disputar o Planalto na tarde desta quinta-feira.

"Sim, sim! Serei candidato à Presidência da República pelo PSDB", disse Doria em evento, em discurso cheio de agradecimentos.

O governador havia avisado aliados e assessores que não pretendia mais concorrer ao Planalto, segundo a mídia, motivando, inclusive, a divulgação de uma carta do presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo.

Na carta, Araújo reafirmou que Doria tem o apoio da legenda para disputar a Presidência da República em outubro, depois de ter vencido as prévias do partido no ano passado.

O vice-governador de SP, Rodrigo Garcia, que agora assume o Estado, será o candidato do PSDB ao cargo em outubro. Pouco antes do anúncio de Doria sobre a decisão de manter a pré-candidatura ao Planalto, Garcia afirmou que dizia um "até breve" ao governador e acrescentou que "o Brasil merece João Doria".

Doria tem pontuação fraca nas pesquisas de intenção de voto para o Palácio do Planalto --penas 2 pontos em levantamento do instituto Datafolha neste mês, enquanto o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera com 43% e o presidente Jair Bolsonaro (PL) soma 26%.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde