Nasdaq cai mais de 2% com liquidação em tecnologia antes de ata do Fed

Publicado em 06/04/2022 11:59

(Reuters) - O índice Nasdaq caía mais de 2% nesta quarta-feira, com ações de tecnologia estendendo sua liquidação a um segundo dia consecutivo, devido a preocupações crescentes com medidas agressivas do banco central norte-americano para combater a inflação.

O Federal Reserve (Fed) divulgará a ata de sua última reunião de política monetária às 15h (de Brasília) desta quarta.

Às 11:47 (de Brasília), o índice S&P 500 perdia 1,35%, a 4.464,11 pontos, enquanto o Dow Jones caía 0,74%, a 34.383,26 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq Composite recuava 2,13%, a 13.901,22 pontos.

Microsoft, Apple e Amazon.com --ações de crescimento de empresas de megacapitalização de mercado-- cediam entre 2,2% e 3,3%, arrastando para baixo o Nasdaq e o S&P 500.

As ações de alto crescimento, cujas avaliações podem ser pressionadas por rendimentos de títulos mais altos, sentiam o baque depois de o rendimento do título soberano norte-americano de dez anos, uma referência global, atingir mais cedo um pico em três anos.

"A ata do Fed de hoje provavelmente mostrará uma atitude ainda mais agressiva por parte dos membros (do banco central). Acho que eles apontarão um aumento de 0,5 ponto percentual no juro no próximo mês", disse Peter Cardillo, economista-chefe de mercado da Spartan Capital Securities em Nova York.

A ata do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) pode indicar com que rapidez e até que ponto os formuladores de política monetária procederão ao cortar vários trilhões de dólares do estoque de ativos adquiridos para estabilizar os mercados financeiros durante a pandemia.

(Por Bansari Mayur Kamdar e Praveen Paramasivam)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha acima de 190 mil pela 1ª vez após Suprema Corte dos EUA derrubar tarifas de Trump
Fim das tarifas recíprocas nos EUA redesenha o cenário para commodities e comércio
Dólar cai para R$5,1766 após Suprema Corte dos EUA derrubar tarifas de Trump
Derrubada de tarifas dos EUA é "muito importante" para o Brasil e nova taxação de 10% não afeta competitividade, diz Alckmin
Ao mencionar escolha do chair do Fed, Trump diz que juros deveriam cair substancialmente
Trump anuncia tarifa global temporária de 10% para substituir taxas derrubadas pela Suprema Corte