Rússia não interromperá operação militar na Ucrânia para negociações de paz

Publicado em 11/04/2022 11:40

(Reuters) - A Rússia não interromperá sua operação militar na Ucrânia para as rodadas subsequentes de negociações de paz, disse o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, nesta segunda-feira.

Autoridades russas dizem que as negociações de paz com a Ucrânia não estão progredindo tão rapidamente quanto gostariam e têm acusado o Ocidente de tentar atrapalhar as negociações apresentando acusações de crimes de guerra contra tropas russas na Ucrânia, o que Moscou nega.

Em entrevista à televisão estatal russa, Lavrov afirmou que não vê motivo para não continuar as negociações com a Ucrânia, mas insistiu que Moscou não interromperá sua operação militar quando os lados se reunirem novamente.

Lavrov disse que o presidente russo, Vladimir Putin, ordenou a suspensão da ação militar durante a primeira rodada de conversações entre negociadores russos e ucranianos no final de fevereiro, mas que a posição de Moscou mudou desde então.

"Depois que nos convencemos de que os ucranianos não estavam planejando retribuir, foi tomada a decisão de que, durante as próximas rodadas de negociações, não haverá pausa (na ação militar) enquanto um acordo final não for alcançado", disse Lavrov.

A Rússia enviou dezenas de milhares de soldados para a Ucrânia em 24 de fevereiro, no que chama de operação especial para degradar as capacidades militares do país vizinho e erradicar pessoas que Moscou chama de nacionalistas perigosos.

As forças ucranianas montaram forte resistência e o Ocidente impôs sanções abrangentes à Rússia em um esforço para forçá-la a retirar suas forças.

(Reportagem da Reuters)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha acima de 190 mil pela 1ª vez após Suprema Corte dos EUA derrubar tarifas de Trump
Fim das tarifas recíprocas nos EUA redesenha o cenário para commodities e comércio
Dólar cai para R$5,1766 após Suprema Corte dos EUA derrubar tarifas de Trump
Derrubada de tarifas dos EUA é "muito importante" para o Brasil e nova taxação de 10% não afeta competitividade, diz Alckmin
Ao mencionar escolha do chair do Fed, Trump diz que juros deveriam cair substancialmente
Trump anuncia tarifa global temporária de 10% para substituir taxas derrubadas pela Suprema Corte