Ibovespa vira para queda com NY

Publicado em 12/04/2022 15:52

O principal índice da bolsa brasileira passou a cair na tarde desta terça-feira, acompanhando movimento em Wall Street, após alta firme na abertura em reação a dados de inflação dos Estados Unidos.

O setor financeiro pesava no índice, enquanto Petrobras avançava.

Às 15:30, o Ibovespa caía 0,61 %, a 116.239,89 pontos, nas mínimas da sessão, após atingir máxima a 118.615,38 pontos mais cedo. O índice vem de duas baixas consecutivas. O volume financeiro era de 15,8 bilhões de reais.

Para Regis Chinchila, analista da Terra Investimentos, o avanço do preço do petróleo "trouxe preocupações renovadas para a inflação e ofuscou o alívio trazido pelo núcleo do CPI (índice de inflação) dos EUA abaixo do esperado".

"A preocupação com inflação global volta a limitar a exposição ao risco das bolsas e Ibovespa pesou junto com Nova York", acrescentou ele.

O petróleo Brent disparava mais de 6%, diante de notícia de que a produção diária de petróleo e condensado de gás russos caiu a níveis de 2020, disseram fontes à Reuters, em meio às sanções por causa da guerra na Ucrânia e dificuldades logísticas.

A Opep alertou mais cedo que pode ser impossível substituir potenciais perdas na oferta de petróleo russo.

O mercado acionário local iniciou a sessão no positivo, após o avanço em linha com o esperado do índice de preços ao consumidor dos EUA em março. Apesar de ficar dentro das expectativas, o indicador atingiu o maior patamar em décadas em 12 meses.

Economistas destacaram os núcleos da inflação (medidas que desconsideram alguns preços para mostrar melhor a tendência do índice) abaixo do esperado, o que trazia algum alívio frente a expectativas anteriores de um aperto monetário ainda mais agressivo pelo banco central norte-americano.

Os principais índices em Wall Street recuavam entre 0,2% e 0,3%.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar segue perto da estabilidade no Brasil apesar de queda no exterior
Mercado vê Selic a 12,25% em 2026, mostra Focus
Minério de ferro amplia ganhos com oferta restrita da BHP e produção mais firme de ferro-gusa
Confiança do consumidor do Brasil atinge em dezembro nível mais alto em um ano, mostra FGV
China mantém taxas de juros de referência para empréstimos pelo sétimo mês consecutivo
Consumidores do Reino Unido sentem impacto dos aumentos de impostos com desaceleração da economia