Yellen convocará painel de alto nível sobre crise de segurança alimentar na 3ª

Publicado em 18/04/2022 15:00 e atualizado em 18/04/2022 16:19

A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, convocará um painel de alto nível na terça-feira para discutir uma resposta global à atual crise de segurança alimentar intensificada pela guerra da Rússia contra a Ucrânia, disse o Departamento do Tesouro dos EUA em um comunicado.

A reunião incluirá os chefes do Fundo Monetário Internacional, Banco Mundial e Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola, bem como ministros que representarão os países do G7 e G20 e especialistas técnicos de instituições financeiras internacionais, disse o Tesouro nesta segunda-feira.

A reunião abordará "a resposta urgente à atual crise global de segurança alimentar exacerbada pela invasão da Ucrânia pela Rússia" e pedirá às instituições financeiras internacionais que "acelerem e aprofundem sua resposta", afirmou o Tesouro.

O Banco Mundial, o FMI, o Programa Mundial de Alimentos da ONU e a Organização Mundial do Comércio também pediram uma ação urgente e coordenada sobre segurança alimentar e fizeram um apelo para que os países evitem a proibição de exportações de alimentos ou fertilizantes.

O Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Tesouro norte-americano, nesta semana, reiterará seu compromisso de permitir o livre fluxo de produtos agrícolas, o que inclui ajuda humanitária ao povo russo, apesar das amplas sanções impostas a Moscou, disse uma autoridade sênior.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha acima de 190 mil pela 1ª vez após Suprema Corte dos EUA derrubar tarifas de Trump
Fim das tarifas recíprocas nos EUA redesenha o cenário para commodities e comércio
Dólar cai para R$5,1766 após Suprema Corte dos EUA derrubar tarifas de Trump
Derrubada de tarifas dos EUA é "muito importante" para o Brasil e nova taxação de 10% não afeta competitividade, diz Alckmin
Ao mencionar escolha do chair do Fed, Trump diz que juros deveriam cair substancialmente
Trump anuncia tarifa global temporária de 10% para substituir taxas derrubadas pela Suprema Corte