Ucrânia quer embargo total à energia russa, diz parlamentar

Publicado em 05/05/2022 08:47

KIEV (Reuters) - A Ucrânia espera que a União Europeia imponha um embargo ao gás natural e ao petróleo russos e quer que a Ucrânia e a Europa "abandonem completamente os recursos energéticos russos", disse nesta quinta-feira um membro de alto escalão do Parlamento ucraniano.

Andriy Gerus, que dirige o Comitê de Energia e Serviços Públicos do Parlamento, disse esperar que o abastecimento de combustível na Ucrânia melhore em meados de maio e que o país tinha um excedente de carvão. Ele esperava que Kiev tivesse que começar a importar gás natural novamente durante o verão para encher as instalações de armazenamento para a próxima estação de aquecimento.

"Assim que os países europeus deixarem de comprar gás russo, teremos o prazer de deixar de transitar para a Europa", disse ele em um briefing online.

"Apoiamos o embargo (da UE) tanto ao petróleo e produtos petrolíferos, quanto ao gás e ao carvão, e esperamos chegar a isso com o tempo, que a Ucrânia e a Europa abandonem completamente os recursos energéticos russos."

(Reportagem de Natalia Zinets)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ucrânia ataca navio-tanque russo da "frota fantasma" no Mediterrâneo
Vendas de moradias usadas nos EUA têm leve alta em novembro
Wall Street abre em alta com recuperação da tecnologia; Nike recua
Presidente do Fed de NY não vê necessidade urgente de cortar juros de novo em entrevista à CNBC
Ibovespa avança e recupera patamar de 159 mil pontos com ajuda do Itaú
Dólar tem alta leve no Brasil com mercado à espera de leilões de linha