Rússia pagará dívida externa em rublos se outras opções forem bloqueadas, diz ministro das Finanças

Publicado em 18/05/2022 08:20

A Rússia pagará suas obrigações da dívida externa em rublos se os Estados Unidos bloquearem outras opções, e o país não se declarará inadimplente, disse seu ministro das Finanças, Anton Siluanov.

Washington está avaliando bloquear a capacidade da Rússia de pagar seus detentores de títulos norte-americanos, permitindo que uma isenção importante expire em 25 de maio, o que pode levar Moscou para mais perto do calote.

"Nós não vamos dar calote, temos dinheiro --a menos que os países ocidentais impossíbilitem que paguemos nossas dívidas", disse Siluanov em um fórum. "Poderemos pagar e pagaremos aos estrangeiros em rublos como opção de último recurso se a infraestrutura (financeira) ocidental for fechada para nós."

As sanções ocidentais à Rússia proíbem transações com o Ministério das Finanças da Rússia, seu banco central ou seu tesouro.

Mas uma isenção dos EUA, emitida pelo Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Departamento do Tesouro em 2 de março, abriu uma exceção para fins de "recebimento de juros, dividendos ou pagamentos de vencimento relacionados a dívidas ou ações".

Isso permitiu que Moscou continuasse pagando aos investidores e evitasse o calote de sua dívida governamental, e permitiu que os investidores dos EUA continuassem a receber pagamentos de cupons.

Depois que a isenção expirar, em 25 de maio, a Rússia ainda terá quase 2 bilhões de dólares em pagamentos de títulos soberanos externos a serem feitos antes do final do ano.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha acima de 190 mil pela 1ª vez após Suprema Corte dos EUA derrubar tarifas de Trump
Fim das tarifas recíprocas nos EUA redesenha o cenário para commodities e comércio
Dólar cai para R$5,1766 após Suprema Corte dos EUA derrubar tarifas de Trump
Derrubada de tarifas dos EUA é "muito importante" para o Brasil e nova taxação de 10% não afeta competitividade, diz Alckmin
Ao mencionar escolha do chair do Fed, Trump diz que juros deveriam cair substancialmente
Trump anuncia tarifa global temporária de 10% para substituir taxas derrubadas pela Suprema Corte