BC da Rússia nega estar comprando moeda estrangeira para conter rali do rublo

Publicado em 23/05/2022 08:29

(Reuters) - O banco central russo negou nesta segunda-feira uma reportagem do jornal Vedomosti segundo a qual a instituição havia começado a comprar moeda estrangeira para frear a alta do rublo.

"Esta informação não corresponde à realidade", disse o banco central em resposta a um pedido de comentário da Reuters, sem dar mais detalhes.

O Vedomosti havia informado que o banco central russo começou a comprar moeda estrangeira para impedir um fortalecimento descontrolado do rublo.

O jornal citou duas fontes próximas ao governo e uma fonte próxima ao banco central.

Segundo o Vedomosti, o banco central está comprando moeda estrangeira de empresas voltadas para a exportação por meio de intermediários, disseram as fontes, sem dar detalhes do mecanismo de compra.

Até agora neste ano, o rublo ganha cerca de 30% em relação ao dólar, apesar de uma crise econômica em grande escala na Rússia, tornando-se a moeda de melhor desempenho do mundo no período.

O rublo tem sido artificialmente sustentado por controles de capital impostos no final de fevereiro para proteger o setor financeiro da Rússia depois que o país enviou dezenas de milhares de soldados para a Ucrânia.

(Reportagem da Reuters)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha acima de 190 mil pela 1ª vez após Suprema Corte dos EUA derrubar tarifas de Trump
Fim das tarifas recíprocas nos EUA redesenha o cenário para commodities e comércio
Dólar cai para R$5,1766 após Suprema Corte dos EUA derrubar tarifas de Trump
Derrubada de tarifas dos EUA é "muito importante" para o Brasil e nova taxação de 10% não afeta competitividade, diz Alckmin
Ao mencionar escolha do chair do Fed, Trump diz que juros deveriam cair substancialmente
Trump anuncia tarifa global temporária de 10% para substituir taxas derrubadas pela Suprema Corte