BC da China intensificará implementação da política monetária para apoiar a economia

Publicado em 02/06/2022 08:47

PEQUIM (Reuters) - O banco central da China fortalecerá a implementação de sua política monetária prudente e apresentará medidas para apoiar a economia, disse seu vice-presidente, Pan Gonsheng, nesta quinta-feira.

O Banco do Povo da China usará várias ferramentas de política monetária para aumentar as injeções de liquidez para manter a liquidez na economia razoavelmente ampla, disse Pan em entrevista coletiva.

O banco central visa estabilizar o crescimento econômico, o emprego e os preços, disse Pan, acrescentando que as instituições financeiras devem manter a prudência em suas operações e evitar riscos.

"Continuaremos a fortalecer a implementação de uma política monetária prudente e a criar um ambiente monetário e financeiro sólido", disse Pan.

O banco central tem prometido aumentar o apoio em meio à desaceleração da economia, mas analistas dizem que o espaço para afrouxar a política monetária pode ser limitado por preocupações com saídas de capital, conforme o Federal Reserve aumenta os juros nos Estados Unidos.

(Por Kevin Yao e redação de Pequim)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha acima de 190 mil pela 1ª vez após Suprema Corte dos EUA derrubar tarifas de Trump
Fim das tarifas recíprocas nos EUA redesenha o cenário para commodities e comércio
Dólar cai para R$5,1766 após Suprema Corte dos EUA derrubar tarifas de Trump
Derrubada de tarifas dos EUA é "muito importante" para o Brasil e nova taxação de 10% não afeta competitividade, diz Alckmin
Ao mencionar escolha do chair do Fed, Trump diz que juros deveriam cair substancialmente
Trump anuncia tarifa global temporária de 10% para substituir taxas derrubadas pela Suprema Corte