Irã acrescenta exigências em negociação nuclear e enriquecimento é "alarmante", diz enviado dos EUA

Publicado em 05/07/2022 12:41

Por Doina Chiacu

WASHINGTON (Reuters) - O Irã acrescentou demandas não relacionadas às discussões sobre seu programa nuclear durante as últimas conversas e fez progressos alarmantes no enriquecimento de urânio, disse o enviado dos Estados Unidos para as negociações sobre a retomada de um acordo nuclear com a República Islâmica nesta terça-feira.

O enviado especial dos EUA para o Irã, Robert Malley, afirmou que havia uma proposta na mesa para um cronograma pelo qual o Irã poderia voltar a cumprir o acordo nuclear e Washington poderia aliviar as sanções contra Teerã.

Conversas indiretas entre Teerã e Washington com o objetivo de quebrar um impasse sobre como salvar o pacto nuclear iraniano de 2015 terminaram em Doha, no Catar, na semana passada, sem o progresso esperado.

Malley disse que os negociadores iranianos acrescentaram novas exigências.

"Eles, inclusive em Doha, acrescentaram exigências que eu acho que qualquer pessoa observando isso perceberia como não tendo nada a ver com o acordo nuclear, coisas que eles queriam no passado", disse ele em entrevista à National Public Radio.

As demandas incluíam algumas que os Estados Unidos e os europeus disseram não poder fazer parte das negociações.

"A discussão que realmente precisa acontecer agora não é tanto entre nós e o Irã, embora estejamos preparados para isso. É entre o Irã e ele mesmo", disse Malley. "Eles precisam chegar a uma conclusão sobre se estão preparados para voltar a cumprir o acordo."

Agora, Teerã está muito mais perto de ter material físsil suficiente para uma bomba nuclear, afirmou Malley, embora eles não pareçam ter retomado seu programa de armamento.

"Mas é claro que estamos alarmados, assim como nossos parceiros, com o progresso que fizeram no campo de enriquecimento", disse Malley.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética