Atividade empresarial na zona do euro melhorou em fevereiro com recuperação da indústria, mostra PMI
![]()
LONDRES, 20 Fev (Reuters) - A atividade empresarial na zona do euro acelerou mais rapidamente do que o previsto este mês com a indústria voltando a crescer pela primeira vez desde outubro, embora o setor de serviços tenha ficado ligeiramente aquém das expectativas, mostrou a pesquisa Índice de Gerentes de Compras.
O PMI Composto preliminar para a zona do euro do HCOB, compilado pela S&P Global e divulgado nesta sexta-feira, subiu de 51,3 em janeiro para 51,9 em fevereiro, marcando o 14º mês consecutivo de expansão e superando as expectativas de uma leitura de 51,5 segundo pesquisa da Reuters.
Leituras acima de 50,0 indicam crescimento na atividade, enquanto aquelas abaixo refletem contração.
O PMI de indústria saltou de 49,5 para 50,8, enquanto o índice de produção avançou de 50,5 para 52,1, máxima em seis meses.
A recuperação em fevereiro foi impulsionada por um ressurgimento da demanda, com o índice de novos pedidos às fábricas subindo de 49,2 para 50,9.
“Pode ser prematuro, mas este pode ser o ponto de virada para o setor industrial, já que o PMI subiu para o território de crescimento”, disse Cyrus de la Rubia, economista-chefe do Hamburg Commercial Bank.
“Desde junho de 2022, isso aconteceu apenas uma vez, em agosto do ano passado. Desta vez, a base geral para um maior crescimento parece estar um pouco melhor.”
Os serviços apresentaram uma melhora modesta, com o PMI subindo de 51,6 para 51,8. A pesquisa da Reuters previa um aumento ligeiramente maior, para 51,9.
As pressões gerais sobre os preços aumentaram. Mas as empresas elevaram os preços a um ritmo mais modesto, dando poucos motivos para revisar as expectativas de que o Banco Central Europeu manterá as taxas de juros pelo menos até o final deste ano.
(Reportagem de Jonathan Cable)
0 comentário
Crescimento econômico dos EUA deve ter desacelerado para ritmo ainda forte no 4º trimestre
Atividade empresarial na zona do euro melhorou em fevereiro com recuperação da indústria, mostra PMI
Nikkei cai com tensões entre EUA e Irã inquietando investidores
Câmara dos Deputados da Argentina aprova reforma trabalhista antes de votação final no Senado
Wall Street encerra em baixa com queda da Nvidia e de ações de private equity
Ibovespa avança mais de 1% com Axia e Petrobras em destaque