Economia chinesa está em recuperação mas bases não são sólidas, diz premiê

Publicado em 07/07/2022 09:30

A economia chinesa está se recuperando mas a base dessa retomada não é sólida e ainda são necessários mais esforços, disse o primeiro-ministro da China, Li Keqiang, segundo a mídia estatal nesta quinta-feira

A segunda maior economia do mundo iniciou uma lenta recuperação dos choques de abastecimento causados por extensos lockdowns desde o segundo trimestre, embora problemas para o crescimento persistam.

"No momento, a economia está se recuperando, mas as bases são instáveis. É necessário muito trabalho para estabilizar a economia", disse Li durante uma reunião com altos funcionários de Xangai, Guangdong, Fujian, Jiangsu e Zhejiang.

Mais esforços serão feitos para aumentar o entusiasmo das autoridades tanto em nível central quanto local e manter a economia operando dentro de uma faixa razoável, disse Li.

Xangai e as outras quatro províncias respondem por mais de um terço da economia da China e desempenham um papel fundamental nos pagamentos de transferência do governo central para as regiões mais pobres, dado que suas receitas fiscais representam quase 40% do total, disse Li.

A China continuará promovendo reformas e melhorando o ambiente de negócios, e continuará abrindo sua economia para o mundo exterior, não importa como a situação internacional mude, acrescentou Li.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Brasil tem fluxo cambial negativo de US$3,363 bi em dezembro até dia 19, diz BC
Wall St se mantém perto de picos recordes em sessão pós-Natal
Zelenskiy diz que se reunirá com Trump no domingo para discutir território e garantias
Ibovespa abre em leve queda com política no radar em dia de baixa liquidez
BC da China promete política macroeconômica mais proativa e liquidez ampla
Dólar avança ante o real após Bolsonaro confirmar apoio à candidatura de Flávio