Minério de ferro fecha em baixa na China por preocupações de demanda

Publicado em 16/08/2022 08:13

Por Enrico Dela Cruz

(Reuters) - Os contratos futuros de minério de ferro tiveram uma sessão volátil nas bolsas de Dalian e Cingapura nesta terça-feira, com traders avaliando as restrições no consumo industrial de eletricidade na província chinesa de Sichuan, que atingiram a produção de aço.

O contrato do minério de ferro de setembro na Bolsa de Cingapura caiu 0,3%, a 105,65 dólares a tonelada, revertendo os ganhos registrados mais cedo.

O minério de ferro mais negociado, para entrega em janeiro de 2023, na Dalian Commodity Exchange encerrou as negociações com queda de 0,3%, a 720,50 iuanes (106,06 dólares) a tonelada.

No início da sessão, o ingrediente siderúrgico foi impulsionado por notícias de mais apoio do governo para incorporadores imobiliários chineses atingidos por uma crise financeira e perspectivas de projetos de infraestrutura acelerados na China.

Reguladores instruíram a estatal China Bond Insurance Co. Ltd. a fornecer garantias para a emissão de títulos onshore por alguns desenvolvedores de propriedades privadas, segundo fontes da Reuters.

O apoio estatal adicional ocorre quando os dados mais recentes de atividade apontam para uma desaceleração na China, principal produtor mundial de aço, em meio à sua política de zero Covid e à desaceleração do setor imobiliário.

Outros ingredientes siderúrgicos tiveram negociações mais firmes. O carvão metalúrgico subiu 1,2%, e o coque ganhou 0,8%.

Também dando suporte, dados da indústria mostraram siderúrgicas chinesas aumentando a produção este mês.

A produção média diária de aço bruto entre as usinas membros da China Iron & Steel Association durante os primeiros 10 dias de agosto aumentou 2,8%, ou 53.100 toneladas, para 1,94 milhão de toneladas no final de julho, informou a consultoria e provedora de dados Mysteel.

(Reportagem de Enrico Dela Cruz em Manila)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde