Wall Street tem recuperação após cair com discurso de Powell

Publicado em 08/09/2022 12:10

Por Sruthi Shankar e Ankika Biswas

(Reuters) - Os principais índices de ações dos Estados Unidos se recuperavam nesta quinta-feira de perdas após comentários duros em relação à inflação do chair do Federal Reserve, Jerome Powell, que consolidaram apostas num outro grande aumento de juros pelo banco central mais tarde neste mês.

O Fed está "fortemente comprometido" em controlar a inflação, mas ainda há esperança de que isso possa ser feito sem os "custos sociais muito altos" envolvidos em lutas anteriores contra a alta dos preços, disse Powell em comentários a conferência do Cato Institute.

"Claramente ele manteve seu tom 'hawkish' (inclinado a restrição da política monetária), e os mercados ainda parecem surpresos", disse Randy Frederick, diretor administrativo de operações e derivativos da Charles Schwab.

Os principais índices de Wall Street tiveram sua alta mais acentuada em cerca de um mês na quarta-feira, com os rendimentos dos títulos recuando após um rali recente impulsionado por expectativas de juros mais altos. Ainda assim, o índice S&P 500 permanece quase 8% abaixo de seu pico de agosto e cai cerca de 17% no acumulado do ano.

Comentários "hawkish" de autoridades do Fed e dados recentes sinalizando força na economia dos EUA levaram os mercados monetários a apostar que o banco central norte-americano aumentará sua taxa básica em 75 pontos-base em reunião deste mês. Os futuros dos juros básicos do Fed embutiam chance de quase 90% de adoção de tal movimento.

Dados mostraram que o número de norte-americanos que entraram com novos pedidos de auxílio-desemprego caiu na semana passada para o menor nível em três meses, ressaltando a robustez do mercado de trabalho, mesmo com o Fed aumentando os juros.

Preocupações com uma recessão, que seria provocada por aumentos agressivos de juros de bancos centrais, e sinais de desaceleração econômica na China e na Europa reduziram globalmente o apetite por ativos de risco este ano.

O Banco Central Europeu elevou suas principais taxas de juros em sem precedentes 75 pontos-base nesta quinta-feira, e sinalizou mais aumentos à frente. Isso veio na esteira de grandes aumentos nos custos de empréstimo pelo Banco do Canadá e pelo banco central da Austrália mais cedo nesta semana.

Às 11:52 (de Brasília), o índice S&P 500 ganhava 0,26%, a 3.990,09 pontos, enquanto o Dow Jones subia 0,30%, a 31.674,83 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq Composite avançava 0,19%, a 11.814,07 pontos.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde