Reino Unido adota medida ousada para conter choque de energia; UE se reúne na 6ª

Publicado em 08/09/2022 12:36

Por Elizabeth Piper e Gabriela Baczynska

LONDRES/BRUXELAS (Reuters) - O Reino Unido limitará as contas de energia do consumidor por dois anos e canalizará bilhões para sustentar as empresas do setor, disse sua nova líder, Liz Truss, nesta quinta-feira, em uma tentativa de enfrentar uma crise de energia que tem a Europa e a Rússia em lados opostos em uma guerra econômica cada vez mais profunda.

Os governos europeus estão gastando centenas de bilhões de euros para ajudar consumidores e empresas a lidar com as contas de energia em alta, já que o preço do gás, já elevado após a pandemia de Covid-19, ficou estratosférico após a invasão da Ucrânia pela Rússia.

"Este é o momento de ser ousado, estamos enfrentando uma crise energética global e não há opções gratuitas", disse Truss ao Parlamento, embarcando em uma grande reviravolta depois de descartar "doações" durante sua campanha para se tornar primeira-ministra.

O pacote de Truss, financiado por empréstimos do governo, pode custar ao Reino Unido cerca de 150 bilhões de libras, um custo que está abalando os mercados financeiros. A libra está oscilando em torno de mínimas desde 1985.

A invasão da Ucrânia por Moscou expôs a dependência da Europa do gás russo. Os suprimentos da Rússia caíram no ano passado, e Bruxelas acusou Moscou de usar a energia como arma para minar o apoio da Europa à Ucrânia. A Rússia nega isso e culpa as sanções ocidentais pelos problemas de fornecimento de gás.

Os ministros de energia da União Europeia (UE) se reunirão na sexta-feira para discutir a resposta do bloco de 27 países à crise, após uma resposta inicial mista a um teto de preço do gás russo planejado que irritou Moscou.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde