Ibovespa reverte e cai com exterior em dia de Powell e BCE

Publicado em 08/09/2022 14:25

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa reverteu e chegou a recuar 1% na tarde desta quinta-feira, com ações de frigoríficos e petrolíferas entre as maiores quedas, em pregão contaminado pelo viés menos favorável a ativos de risco no exterior,

No radar, estão declarações do chair do Federal Reserve, Jerome Powell, de que o banco central norte-americano está "fortemente comprometido" em controlar a inflação, bem como decisão do Banco Central Europeu de elevou a taxa de juros em magnitude recorde de 0,75 ponto percentual.

Às 14:06, o Ibovespa caía 0,46%, a 109.262,06 pontos. No pior momento, alcançou 108.618,97 pontos. Na máxima, mais cedo, subiu a 110.767,67 pontos. O volume financeiro somava 13,7 bilhões de reais.

Em Wall Street, o S&P 500 cedia 0,13%, o Nasdaq Composite perdia 0,39% e o Dow Jones recuava 0,11%. Os rendimentos dos títulos do Tesouro norte-americano de curto prazo, por sua vez, avançavam, pesando no apetite a risco.

Entre as maiores quedas do Ibovespa, estavam as ações de JBS, Minerva e Marfrig, após a divulgação de relatório apontando queda nas importações chinesas de cortes bovinos e suínos, conforme análise de representante do governo dos Estados Unidos para o próximo ano.

Petrobras PN também pesava no Ibovespa, com declínio de 1,37%, assim como outras petrolíferas como 3R Petroleum e PRIO, que cediam 4,99% e 3,59%, respectivamente, apesar da alta do petróleo no exterior.

Na ponta positiva, Magazine Luiza avançava 3,75%, após forte queda na terça-feira, assim como MRV, que subia 4,05%. Também entre as maiores altas estava IRB Brasil, com ganho de 3,36%, após oito sessões de queda.

(Por Paula Arend Laier)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde