Banco da Inglaterra eleva juro a 2,25%, apesar de provável recessão

Publicado em 22/09/2022 08:16

O Banco da Inglaterra (BoE) elevou sua principal taxa de juros para 2,25% de 1,75% nesta quinta-feira e disse que continuará a "responder com força, conforme necessário" à inflação, mesmo com a economia entrando em recessão.

O BoE estima que a economia britânica encolherá 0,1% no terceiro trimestre -em parte devido ao feriado extra para o funeral da rainha Elizabeth- que, combinado a uma queda na produção no segundo trimestre, atende à definição de recessão técnica.

Economistas consultados pela Reuters na semana passada previam uma repetição do aumento de 0,5 ponto percentual em agosto nas taxas, mas os mercados financeiros apostavam em um aumento de 0,75 ponto percentual, o que seria o maior desde 1989, com exceção de uma breve e fracassada tentativa em 1992 de apoiar a libra.

O movimento do BoE vem após decisão do Federal Reserve dos EUA na quarta-feira de aumentar sua taxa básica em 0,75 ponto percentual, conforme bancos centrais em todo o mundo lidam com a escassez de mão de obra pós-Covid e o impacto da invasão da Ucrânia pela Rússia nos preços da energia.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar oscila perto da estabilidade após abertura no Brasil
Mercado vê Selic a 12,25% em 2026, mostra Focus
Minério de ferro amplia ganhos com oferta restrita da BHP e produção mais firme de ferro-gusa
Confiança do consumidor do Brasil atinge em dezembro nível mais alto em um ano, mostra FGV
China mantém taxas de juros de referência para empréstimos pelo sétimo mês consecutivo
Consumidores do Reino Unido sentem impacto dos aumentos de impostos com desaceleração da economia