Vendas de moradias novas nos EUA aumentam inesperadamente em agosto

Publicado em 27/09/2022 12:54

WASHINGTON(Reuters) - As vendas de novas moradias nos Estados Unidos aumentaram inesperadamente em agosto, mas a recuperação provavelmente é temporária, com a taxa de hipoteca fixa de 30 anos subindo para níveis vistos pela última vez durante a Grande Recessão.

As vendas de moradias novas subiram 28,8% para uma taxa anual ajustada sazonalmente de 685 mil unidades no mês passado, informou o Departamento de Comércio nesta terça-feira. O ritmo de vendas de julho foi revisado para 532 mil unidades, ante 511 mil unidades relatadas anteriormente.

As vendas aumentaram nas quatro regiões, acelerando 66,7% no nordeste do país. Economistas consultados pela Reuters previam que as vendas das novas moradias, que respondem por cerca de 10% das vendas totais de casas nos EUA, cairiam para uma taxa de 500 mil unidades.

As vendas caíram 0,1% na comparação anual em agosto. Elas atingiram uma taxa de 993 mil unidades em janeiro de 2021, nível mais alto desde o final de 2006.

O aperto agressivo da política monetária do Federal Reserve, marcado por aumentos superdimensionados das taxas de juros, enfraqueceu o mercado imobiliário. Na semana passada, o banco central dos EUA elevou sua taxa básica de juros em 75 pontos-base, seu terceiro aumento consecutivo desse tamanho.

(Reportagem de Lucia Mutikani)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha com alta discreta apoiado por Itaú e Bradesco em dia com vencimento de opções
Dólar fecha estável após leilões do BC, mas sobe 2,18% na semana
Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$61 bi de emendas e superávit de R$34,5 bi
Brasil espera que acordo Mercosul-UE seja assinado o mais rápido possível, diz Alckmin
PF conclui que Bolsonaro precisa de cirurgia de hérnia
Taxas dos DIs caem na contramão dos Treasuries em dia de ajustes