Putin diz que EUA e aliados explodiram gasodutos Nord Stream

Publicado em 30/09/2022 10:50

(Reuters) - O presidente russo, Vladimir Putin, acusou diretamente nesta sexta-feira os Estados Unidos e seus aliados de explodir os gasodutos Nord Stream.

"As sanções não foram suficientes para os anglo-saxões: eles passaram para a sabotagem", disse Putin. "É difícil de acreditar, mas é um fato que eles organizaram as explosões nos gasodutos internacionais Nord Stream."

"Eles começaram a destruir a infraestrutura energética pan-europeia", disse Putin. "Está claro para todos quem se beneficia com isso. Claro que quem se beneficia fez isso."

Uma queda acentuada na pressão em ambos os dutos foi registrada em 26 de setembro e sismólogos detectaram explosões, provocando uma onda de especulações sobre quem pode ter sabotado um dos mais importantes corredores de energia da Rússia.

A União Europeia disse suspeitar que sabotagem causou os danos aos gasodutos Nord Stream 1 e 2 da empresa Gazprom em águas suecas e dinamarquesas. A Casa Branca rejeitou as alegações russas de que está por trás dos incidentes.

A principal autoridade de espionagem da Rússia disse que Moscou tem inteligência indicando que o Ocidente está por trás do que ele disse ser um "ato terrorista" contra os gasodutos.

(Reportagem de Reuters)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha com alta discreta apoiado por Itaú e Bradesco em dia com vencimento de opções
Dólar fecha estável após leilões do BC, mas sobe 2,18% na semana
Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$61 bi de emendas e superávit de R$34,5 bi
Brasil espera que acordo Mercosul-UE seja assinado o mais rápido possível, diz Alckmin
PF conclui que Bolsonaro precisa de cirurgia de hérnia
Taxas dos DIs caem na contramão dos Treasuries em dia de ajustes