Caixa relança programa de regularização de dívidas após anúncio de Bolsonaro

Publicado em 06/10/2022 17:33

SÃO PAULO (Reuters) - A Caixa Econômica Federal anunciou nesta quinta-feira o relançamento de programa de regularização de dívida de clientes pessoa física e de pequenas e médias empresas, prometendo descontos de até 90% em débitos vencidos há mais de um ano.

O anúncio do relançamento do programa foi antecipado mais cedo pelo presidente Jair Bolsonaro a parlamentares. O evento reuniu o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil) e foi transmitido por redes sociais.

A Caixa espera que o programa atinja 4 milhões de clientes e cerca de 400 mil pequenas e médias empresas. A presidente da Caixa, Daniella Marques, afirmou a jornalistas que o banco espera reestruturar 1 bilhão de reais com o programa que já tinham sido baixadas como prejuízo no balanço do banco.

Mais de 80% podem liquidar seus débitos por até 1.000 reais, informou o banco.

O programa, chamado de Você no Azul, vem sendo reeditado nos últimos anos. No fim de 2021, o banco informou que 3 bilhões de reais em dívidas foram liquidadas com a regularização de 405.574 contratos comerciais de mais de 304 mil clientes, segundo informações da Agência Brasil.

A campanha deste ano acontece vai até 29 de dezembro.

A Caixa teve lucro líquido de 1,83 bilhão de reais no segundo trimestre, queda de 41% ante mesmo período de 2021 e de 28% na comparação com os três primeiros meses deste ano. A carteira de crédito do banco fechou junho em 928 bilhões de reais, alta de 13,7% em 12 meses, com o índice de inadimplência acima de 90 dias em 1,89%, redução de 0,57 ponto percentual.

(Por Tatiana Bautzer, texto de Alberto Alerigi Jr.)

 

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St fecha em alta com Dow Jones em recorde por otimismo em torno das negociações com Irã
Dólar tem alta leve no Brasil com atuação de importadores e Oriente Médio no foco
Ibovespa fecha estável apesar de recuo de Vale e Petrobras; Embraer sobe
Taxas dos DIs caem em dia de recuo dos rendimentos dos Treasuries e do petróleo
Grupo de 25 Estados dos EUA contesta as tarifas de Trump
Ações europeias iniciam agosto em alta com expectativas sobre EUA e Irã