BofA reduz projeções para alta do IPCA em 2022 e 2033

Publicado em 11/10/2022 14:12 e atualizado em 11/10/2022 15:24

Por Luana Maria Benedito

SÃO PAULO (Reuters) - O Bank of America reduziu seus prognósticos para a inflação brasileira neste ano e no próximo, em revisão divulgada após o IBGE informar mais cedo nesta terça-feira que o IPCA teve uma terceira deflação mensal seguida em setembro.

Agora, o credor norte-americano espera que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) suba 5,30% em 2022, contra estimativa anterior de 5,90%. O teto da meta oficial de inflação deste ano é de 5%.

Para 2023, a projeção do BofA para a alta do IPCA foi cortada a 4,80%, ante 5,50%, aproximando-se do limite superior de 4,75% do objetivo de inflação oficial do ano que vem.

Nesta terça-feira, dados do IBGE mostraram que o IPCA recuou 0,29% em setembro, na terceira deflação seguida, em meio à queda nos custos de combustíveis e alimentos. O ritmo de recuo, entretanto, vem perdendo força depois de quedas de 0,68% em julho e 0,36% em agosto.

Mesmo assim, a inflação em 12 meses seguiu em um dígito ao desacelerar a 7,17%, de 8,73% em agosto.

O BofA atribuiu a redução em sua estimativa de inflação deste ano a uma desaceleração nos preços administrados e de serviços e a alívio nos custos das commodities.

Já para 2023, "quem vencer as eleições (presidenciais) deve manter a atual isenção de impostos federais, o que eliminaria o efeito 'rebote' que estávamos considerando em nossa previsão anterior", explicou o banco sobre a revisão para baixo na projeção de inflação.

Cortes nos preços de combustíveis e a lei que estabelece um teto para as alíquotas de ICMS sobre os setores de combustíveis, gás, energia, comunicações e transporte coletivo --patrocinada pelo governo neste ano eleitoral-- foram os principais responsáveis pelo recente alívio inflacionário doméstico, segundo especialistas.

(Por Luana Maria Benedito)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha com alta discreta apoiado por Itaú e Bradesco em dia com vencimento de opções
Dólar fecha estável após leilões do BC, mas sobe 2,18% na semana
Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$61 bi de emendas e superávit de R$34,5 bi
Brasil espera que acordo Mercosul-UE seja assinado o mais rápido possível, diz Alckmin
PF conclui que Bolsonaro precisa de cirurgia de hérnia
Taxas dos DIs caem na contramão dos Treasuries em dia de ajustes