Reuters: Campos Neto diz que irá trabalhar com novo governo da melhor forma possível

Publicado em 03/11/2022 12:09

MADRI (Reuters) - O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse nesta quinta-feira que irá trabalhar com o próximo governo "da melhor forma possível", dando prosseguimento à agenda de combate à inflação e da promoção da inclusão e da competição no sistema financeiro.

Campos Neto participou de conferência organizada pelo banco Santander em Madri, onde afirmou ainda que o Brasil está "muito dividido" depois do resultado da eleição presidencial de domingo, em que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) derrotou o presidente Jair Bolsonaro (PL) por margem muito pequena.

“No caso do Brasil, é muito perto de 50-50", disse Campos Neto ao ser questionado sobre a polarização. "Então obviamente você vai ter muitas pessoas que vão estar descontentes, mas essa é a beleza da democracia. Agora temos que trabalhar todos juntos para garantir que vamos crescer, combater a inflação. E temos um Banco Central independente que vai trabalhar com o governo para isso."

Ele ponderou que em muitos casos no mundo a polarização estimula políticas que não são as ideais para o aumento da produtividade.

Falando sobre a divisão política no Brasil, Campos Neto destacou, ainda, que candidatos identificados com "valores que estão atrelados ao atual governo" tiveram bons desempenhos na eleição a Câmara e Senado.

Sobre inflação, ele afirmou que o fato de as economias avançadas estarem agora focadas no combate à alta dos preços é positivo para o Brasil. "Você cria desinflação e a importação de inflação para o Brasil diminui, então o elemento da inflação global diminui para nós.”

(Reportagem de David Latona; texto de Isabel Versiani)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Senado dos EUA confirma novo embaixador para o Brasil e outros indicados por Trump
Ibovespa fecha em queda com cena corporativa em foco; Petrobras PN cai 3%
STF julga recursos contra partes da decisão que anulou marco temporal
Dólar cai ante real após queda inesperada do emprego nos EUA
Taxas dos DIs fecham em baixa após dados fracos de emprego nos EUA
Trump retoma tentativa de demitir Lisa Cook, do Fed