Encomendas à indústria nos EUA recuam em novembro com pressão de aeronaves

Publicado em 06/01/2023 12:36 e atualizado em 06/01/2023 15:33

WASHINGTON (Reuters) - As novas encomendas de bens manufaturados nos Estados Unidos caíram mais do que o esperado em novembro, em meio a um forte declínio nas encomendas de aeronaves, enquanto os custos mais altos de empréstimos esfriaram a demanda por outros bens.

O Departamento de Comércio informou nesta sexta-feira que os pedidos às fábricas caíram 1,8%, após alta de 0,4% em outubro. Economistas consultados pela Reuters previam que os pedidos cairiam 0,8%. As encomendas aumentaram 12,2% na comparação anual em novembro.

O ciclo de aumento de juros mais rápido do Federal Reserve desde a década de 1980, conforme o banco central luta contra a inflação, está diminuindo a demanda por bens, que normalmente são comprados a crédito. Os norte-americanos também estão transferindo os gastos de bens para serviços, à medida que o país caminha para uma era pós-pandêmica.

A queda nas encomendas à indústria foi impulsionada por um tombo de 6,3% nas encomendas de equipamentos de transporte, que se seguiram a um aumento de 1,9% em outubro. As encomendas de equipamentos de transporte foram prejudicadas por uma queda de 36,4% nas encomendas de aeronaves civis.

(Por Lucia Mutikani)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde