China diz que estabelecerá acordos de clearing em iuanes no Brasil

Publicado em 07/02/2023 09:22

Por Kevin Yao e Liangping Gao

PEQUIM (Reuters) - Os bancos centrais de China e Brasil assinaram um memorando de entendimento para estabelecer arranjos de clearing em iuanes no Brasil, informou o Banco do Povo da China nesta terça-feira, em um movimento para ajudar a aumentar a influência global da moeda chinesa.

O estabelecimento desses arranjos para o iuan será benéfico para transações internacionais e promoverá o comércio bilateral e a facilitação de investimentos, disse o banco central chinês.

Nos últimos meses, a China assinou acordos de clearing em iuanes semelhantes com Paquistão, Cazaquistão e Laos.

O comércio bilateral entre China e Brasil atingiu 172 bilhões de dólares em 2022, segundo dados da alfândega chinesa.

A China tem tentado impulsionar o iuan globalmente desde 2009 para reduzir a dependência do dólar em acordos comerciais e de investimento e desafiar o papel do dólar como a principal moeda de reserva do mundo.

Procurado, o Banco Central brasileiro não respondeu de imediato a pedidos de comentário.

(Reportagem da Redação em Pequim, Liangping Gao e Kevin Yao)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Alckmin diz que etanol foi único tema explícito em negociação com EUA
Ibovespa fecha quase estável com Petrobras atenuando pressão de bancos
Exterior conduz alta do dólar ante o real em dia de busca por segurança
Lula diz que só falará de tarifaço após manifestação de Trump e que ninguém vencerá o Brasil mentindo
Tarifa de 25% dos EUA sobre produtos brasileiros amplia incertezas para exportadores e reforça necessidade de diversificação de mercados
Durigan diz que não cabe falar em retaliação aos EUA por tarifas, mas governo avalia reciprocidade