Casa dos Ventos e Comerc fecham acordo com THA para exportação de amônia verde

Publicado em 08/02/2023 15:58

SÃO PAULO (Reuters) - A Casa dos Ventos e a Comerc Eficiência assinaram um memorando de entendimentos com o consórcio TransHydrogen Alliance (THA) com o objetivo de viabilizar a exportação de amônia verde que será produzida em uma planta no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, segundo comunicado divulgado nesta quarta-feira.

O THA ingressa no empreendimento com a função de fazer a ponte entre a futura produção da planta e a Europa, com transporte marítimo até o porto de Roterdã, na Holanda, e distribuição do produto para clientes europeus.

Pelo consórcio THA, participarão do projeto no Brasil as empresas Proton Ventures, voltada à engenharia de projetos de hidrogênio verde; Global Energy Storage (GES), especializada na construção e operação de terminais de armazenamento; e Trammo DMCC, maior comercializadora internacional independente de amônia.

As empresas não divulgaram valores de investimentos no projeto.

A Casa dos Ventos e a Comerc haviam anunciado no fim do ano passado um pré-contrato para instalação, em Pecém, de uma planta de hidrogênio e amônia verdes. O projeto terá capacidade de até 2,4 GW de eletrólise quando todas suas fases estiverem implantadas, produzindo 960 toneladas de hidrogênio por dia, o que possibilitará a produção de 2,2 milhões de toneladas de amônia verde por ano.

"Estamos unindo forças com um grupo de empresas que poderá contribuir com o desenvolvimento tecnológico do projeto e com um portfólio de clientes internacionais", disse, em nota, Lucas Araripe, diretor-executivo da Casa dos Ventos.

Considerado essencial no processo de transição energética mundial, o hidrogênio verde é um combustível produzido com eletricidade oriunda de fontes de energia limpas e renováveis. A amônia verde, produzida a partir do hidrogênio verde, surge como uma alternativa para armazenar a energia do hidrogênio e permitir seu transporte.

A Europa lançou, em dezembro passado, seu primeiro leilão para compra de amônia verde, surgindo como a primeira oportunidade concreta para viabilizar projetos da nova tecnologia no Brasil. Os contratos de compra terão prazo de 10 anos, e as primeiras entregas do produto em portos da Alemanha, Holanda ou Bélgica estão planejadas para o final de 2024 ou início de 2025.

(Por Letícia Fucuchima)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Alckmin diz que etanol foi único tema explícito em negociação com EUA
Ibovespa fecha quase estável com Petrobras atenuando pressão de bancos
Exterior conduz alta do dólar ante o real em dia de busca por segurança
Lula diz que só falará de tarifaço após manifestação de Trump e que ninguém vencerá o Brasil mentindo
Tarifa de 25% dos EUA sobre produtos brasileiros amplia incertezas para exportadores e reforça necessidade de diversificação de mercados
Durigan diz que não cabe falar em retaliação aos EUA por tarifas, mas governo avalia reciprocidade