Com energia de sobra, Brasil exporta para Argentina e Uruguai

Publicado em 09/02/2023 07:42

Por Marta Nogueira

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O Brasil realizou pela primeira vez exportação comercial de energia elétrica para Argentina e Uruguai a partir de excedentes hidrelétricos, após janeiro terminar com as melhores condições de armazenamento do Sistema Interligado Nacional (SIN) dos últimos 11 anos.

Os lagos das usinas atingiram o patamar de 69,8% no Sudeste/Centro-Oeste, 86,9% no Sul, 75,7% no Nordeste e 89,3% no Norte, o que contribuirá para o cumprimento dos objetivos de segurança do atendimento e modicidade tarifária nos próximos meses, disse o Ministério de Minas e Energia em nota.

"Como consequência da elevada disponibilidade de recursos energéticos, foi mencionada a verificação, no último mês, de excedentes de energia e vertimentos em todos os subsistemas", disse a pasta, após reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE).

Além disso, o ministério pontuou que as bacias dos rios São Francisco e Grande permanecem com operação em condição de cheia, conforme diretrizes adotadas em prol da gestão dos usos múltiplos das águas e da devida segurança à população.

Segundo o ministério, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) registrou a indicação de pleno atendimento tanto em termos de energia quanto de potência até o fim de julho, com perspectiva de atingimento dos maiores níveis de armazenamento dos últimos anos ao final do período tipicamente úmido, em abril.

A maior parte da energia gerada no Brasil vem da fonte hidrelétrica. Com os reservatórios cheios, após chuvas acima da média em algumas áreas do Brasil em janeiro, o país realizou a abertura das comportas de usinas, incluindo a Binacional Itaipu.

O crescimento expressivo da capacidade de geração de energia elétrica renovável e chuvas abundantes estão pressionado os preços da energia no mercado livre no Brasil, com quedas que superam 50% frente aos patamares negociados no ano anterior.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em queda com realização de lucros antes do Carnaval
Dólar sobe ante o real com busca por proteção antes do Carnaval
Ministros suspeitam que reunião sobre Master foi gravada clandestinamente
Wall Street caminha para perdas semanais, com quedas em tecnologia compensando alívio inflacionário
Suzano vai fazer novo reajuste de preços em todos os mercados em março
Chefe da OMC pede reforma do sistema comercial global