Gasolina sobe 3,4% nos postos na 2ª semana de março, diz ValeCard; etanol também avança

Publicado em 13/03/2023 15:28 e atualizado em 13/03/2023 16:25

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O preço médio da gasolina subiu 3,4% entre 6 e 12 de março ante a semana anterior, a 5,769 reais por litro, após o retorno de tributos federais sobre combustíveis, apontou nesta segunda-feira levantamento da ValeCard, empresa especializada em soluções de gestão de frotas.

 

 

"Mesmo após o aumento de mais de cinco por cento no litro da gasolina na primeira semana de março, o varejo seguiu subindo os preços na segunda semana do mês, levando-os para patamares acima do esperado pelo mercado após o retorno dos impostos federais sobre os combustíveis", diz Brendon Rodrigues, Head de inovação e portfólio na ValeCard.

O levantamento foi feito com base em transações realizadas em mais de 25 mil estabelecimentos credenciados em todos os Estados do Brasil.

O governo federal voltou a cobrar PIS/Cofins sobre a gasolina em 1º de março, o que aumentou o preço do combustível em 0,47 reais por litro, pontuou a Valecard.

Já o etanol, concorrente direto da gasolina nas bombas, teve uma alta de 1,1% na segunda semana do mês a 4,038 reais por litro. No entanto, a Rodrigues apontou que é possível que seja observado um recuo na próxima semana.

Ele apontou que as usinas produtoras em São Paulo reduziram o preço em 2,22% entre 06 e 10 de março, citando dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Esalq.

Já o óleo diesel S-10 teve um recuo de 0,09% nas bombas, a 6,261 reais por litro no mesmo período.

(Por Marta Nogueira)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Arrecadação federal soma R$226,8 bi em novembro, interrompe desaceleração e bate recorde no mês
ANP autoriza início da produção na P-78 no campo de Búzios
Wall Street sobe com recuperação do setor de tecnologia
Economia da China cresceu abaixo de 3% em 2025, metade da meta oficial, diz Rhodium Group
Brasil teve 2025 marcado pelo choque de juros, atenção às contas públicas e apoio fundamental do agro
Dados do FMI mostram estabilização de fatia do dólar nas reservas globais