Vendas de moradias usadas nos EUA se recuperam em fevereiro

Publicado em 21/03/2023 11:12

WASHINGTON (Reuters) - As vendas de moradias usadas nos Estados Unidos aumentaram pela primeira vez em um ano em fevereiro, uma vez que a queda nos preços em uma base anual atraiu os compradores de volta ao mercado, mais uma evidência de que o mercado imobiliário está se estabilizando em níveis baixos.

 

 

As vendas de moradias usadas subiram 14,5% no mês passado, para uma taxa anual ajustada sazonalmente de 4,58 milhões de unidades, informou a Associação Nacional de Corretores de Imóveis nesta terça-feira.

O maior aumento desde julho de 2020 interrompeu 12 quedas mensais consecutivas nas vendas, a série mais longa desde 1999.

Economistas consultados pela Reuters previam alta de 5,0%, para uma taxa de 4,20 milhões de unidades.

As revendas de residências, que respondem por uma grande fatia das vendas de imóveis nos Estados Unidos, caíram 22,6% em fevereiro na comparação anual.

O mercado imobiliário foi abalado pelos aumentos da taxa de juros pelo Federal Reserve, os mais agressivos nos EUA desde a década de 1980, com o objetivo de domar a inflação. Mas o pior da desaceleração do mercado imobiliário pode ter passado.

Uma pesquisa na semana passada mostrou que o Índice do Mercado Imobiliário da Associação Nacional de Construtoras/Wells Fargo aumentou pelo terceiro mês consecutivo em março, embora a confiança das construtoras continue deprimida.

As taxas de hipoteca estão caindo novamente em conjunto com um declínio acentuado nos rendimentos dos Treasuries após o recente colapso de dois bancos regionais dos EUA, provocando temores de contágio no setor bancário.

(Reportagem de Lucia Mutikani)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde