Minério de ferro cai em Cingapura com demanda de aço mais fraca

Publicado em 23/03/2023 08:30

PEQUIM (Reuters) - Os contratos futuros de minério de ferro na bolsa de Cingapura reverteram o curso e passaram a cair nesta quinta-feira, com uma demanda muito mais fraca do que o esperado por aço prejudicando o sentimento.

 

 

O minério de ferro de referência em abril na Bolsa de Cingapura foi negociado em queda de 0,72%, a 119,4 dólares a tonelada.

O contrato futuro de minério de ferro para maio mais negociado na Dalian Commodity Exchange (DCE) encerrou as negociações diurnas com recuo de 2,01%, a 854 iuanes (125,25 dólares) a tonelada, ampliando as perdas pelo quarto dia consecutivo e no menor nível desde 14 de fevereiro.

"Os dados divulgados hoje mostraram que a demanda aparente de produtos de aço para construção registrou uma queda drástica, pesando sobre o sentimento", disse Pei Hao, analista sênior de Xangai da corretora internacional FIS.

A demanda aparente de produtos de aço para construção, incluindo vergalhão e fio-máquina, caiu 6,1% na semana, para 4,53 milhões de toneladas na semana encerrada em 23 de março, calculou a Reuters com base em dados da consultoria Mysteel.

"O impacto da reabertura da China pode ser de curta duração em meio a problemas subjacentes no mercado imobiliário chinês. Isso pode levar a uma fraqueza ainda maior no preço do minério de ferro este ano", disseram analistas do banco ANZ em nota.

Os preços de outras matérias-primas siderúrgicas, como carvão metalúrgico e coque, também enfraqueceram no pregão da tarde, com o primeiro caindo 0,36% e o último recuando 0,99%.

Melhorando o sentimento do mercado pela manhã, as cidades de Handan e Tangshan, no norte da China --dois grandes centros siderúrgicos-- decidiram remover a última rodada de restrições à produção, uma vez que a qualidade do ar melhorou.

(Por Amy Lv e Dominique Patton em Pequim)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde