Recessão alemã será mais acentuada do que esperado, diz Ifo

Publicado em 21/06/2023 09:10

 

BERLIM (Reuters) - A economia alemã vai contrair neste ano mais do que o esperado anteriormente, com a inflação alta afetando o consumo privado, disse o Instituto Ifo nesta quarta-feira ao apresentar suas previsões.

"A economia alemã está lentamente saindo da recessão", disse o chefe de previsões econômicas do Ifo, Timo Wollmershaeuser.

O Produto Interno Bruto (PIB) alemão deve cair 0,4% neste ano, mais do que a previsão de 0,1% do Instituto Ifo em março.

"Quando comparamos a Alemanha com nossos principais parceiros comerciais, espera-se que pelo menos esses países apresentem crescimento", disse Wollmershaeuser. O Ifo prevê que o PIB da zona do euro crescerá 0,6% em 2023 e o que o dos EUA avance 0,9%.

O instituto econômico também reduziu as previsões para a Alemanha em 2024 para 1,5% de crescimento, de 1,7% esperado anteriormente.

A inflação deve diminuir lentamente de 6,9% em 2022 para 5,8% neste ano, caindo para 2,1% em 2024. Em relação ao núcleo da inflação, o Instituto Ifo prevê que ela aumentará para 6% neste ano, de 4,9% no ano anterior, antes de cair para 3% em 2024.

Devido à inflação, o consumo privado vai recuar 1,7% neste ano e não voltará a subir até 2024, quando se espera um aumento de 2,2%.

(Por Maria Martinez)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde