Crescimento empresarial da zona do euro fica estagnado em junho, mostra PMI preliminar

Publicado em 23/06/2023 07:31 e atualizado em 23/06/2023 08:14

 

LONDRES (Reuters) - O crescimento empresarial na zona do euro praticamente estagnou este mês, uma vez que a retração na indústria se aprofundou enquanto a atividade de serviços do bloco mal expandiu, mostrou uma pesquisa nesta sexta-feira.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI) Composto preliminar do HCOB para o bloco, compilado pela S&P Global e considerado um bom indicador da saúde econômica geral, caiu para a mínima de cinco meses de 50,3 em junho, ante 52,8 em maio.

O resultado ficou pouco acima da marca de 50 que separa crescimento de contração e abaixo de todas as previsões em uma pesquisa da Reuters, que apontava declínio mais modesto para 52,5.

"Depois que o PIB da zona do euro caiu pela segunda vez consecutiva no primeiro trimestre, aumentou um pouco a probabilidade de que a variação do PIB volte a carregar um sinal negativo no trimestre atual", disse Cyrus de la Rubia, economista-chefe do Hamburg Commercial Bank.

A demanda geral caiu pela primeira vez desde janeiro. O subíndice composto de novos negócios caiu de 50,3 para 48,3.

O PMI que cobre o setor de serviços caiu de 55,1 para 52,4. Isso também ficou abaixo de todas as previsões da pesquisa da Reuters, cuja mediana era de 54,5.

A atividade industrial está em declínio desde julho e a retração se aprofundou neste mês, com o PMI do setor caindo de 44,8 para 43,6, também abaixo de todas as previsões da pesquisa da Reuters e o menor patamar desde maio de 2020.

(Reportagem de Jonathan Cable)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde