Queda dos juros vai determinar desempenho econômico em 2024, diz Ceron

Publicado em 26/06/2023 11:38

SÃO PAULO (Reuters) - O secretário do Tesouro, Rogério Ceron, disse nesta segunda-feira que a queda dos juros será crucial para determinar o desempenho econômico em 2024 e reforçou a importância de o Banco Central levar em conta em suas decisões de política monetária não apenas o balanço de riscos para a inflação, mas também o de custos para a sociedade.

"O processo de relaxamento monetário vai determinar o que vai ser 2024 do ponto de vista econômico, isso é muito importante que a sociedade entenda, esse processo tem uma defasagem de alguns trimestres", afirmou Ceron em entrevista ao canal BM&C News.

Ele destacou que o crescimento do PIB esperado para 2023 é "razoável", citando uma projeção de 2,5%, e disse que "agora é hora de preparar 2024", e que o BC tem um papel nesse processo.

Ceron afirmou que, com a queda das expectativas de inflação, o país tem hoje uma taxa de juros real "bastante expressiva", com impacto sobre a trajetória da dívida pública. "O balanço de custos é uma variável importante, o custo de juros vai ser pago pela sociedade em algum momento", disse o secretário.

ARCABOUÇO FISCAL

Ceron afirmou que o governo federal defende que a Câmara dos Deputados inclua novamente o Fundo do Distrito Federal no novo arcabouço fiscal, após o Senado aprovar texto na semana passada retirando o fundo da nova regra.

"Não se trata de cortar recursos do fundo e sim ajustar o processo de correção dele para o futuro", disse.

O secretário argumentou que hoje o DF já tem o maior orçamento per capita do país, sem considerar os recursos do fundo. Quando esse valor é computado, o orçamento per capita do DF é, em média, três vezes superior a da maioria dos Estados brasileiros, disse.

Sobre a reforma tributária, Ceron disse que sua aprovação é fundamental para o país, mas que seu impacto não será imediato nem afetará o Orçamento no atual momento.

(Por Luana Maria Benedito e Isabel Versiani)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde
Dólar se firma em baixa ante o real após Bolsonaro cancelar entrevista
Indonésia prevê a assinatura de um acordo tarifário com os EUA em janeiro e afirma que todas as questões foram resolvidas
Confiança do consumidor dos EUA se deteriora em dezembro
Wall St tem pouca movimentação com alta de rendimentos de títulos após dados do PIB