Belarus diz que fez pedido para se juntar ao Brics, segundo agência

Publicado em 25/07/2023 14:22

(Reuters) - Belarus se inscreveu em maio para se juntar ao Brics, conforme relatado pela agência de notícias russa RIA Novosti nesta terça-feira.

"Essa decisão foi um passo absolutamente lógico no contexto de... expandir a cooperação em formatos multilaterais com parceiros tradicionais e Estados amigos", disse o Ministério das Relações Exteriores de Belarus, segundo a RIA.

Os países do Brics Brasil, Índia, China e África do Sul se recusaram a aderir às sanções econômicas ocidentais contra a Rússia, que também é membro, devido à guerra na Ucrânia, que Moscou descreve como uma "operação militar especial". Os países do Brics vão realizar uma cúpula na África do Sul em agosto.

Belarus, um aliado próximo de Moscou também alvo de sanções ocidentais - por reprimir dissidentes e permitir que a Rússia use seu território como plataforma para a invasão da Ucrânia - disse que 25 países já haviam solicitado ingresso no Brics.

Belarus disse que os membros do Brics estão discutindo se devem estabelecer critérios para adesão ou talvez criar um fórum paralelo de países parceiros do Brics.

"A importância e a influência dos Brics no mundo aumentarão constantemente", afirmou o ministério, conforme citado pela agência de notícias.

(Reportagem da Reuters)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall Street fecha sem direção única e ações de saúde e energia pressionam S&P 500
Ibovespa cai mais de 2% e fecha abaixo de 159 mil pontos
Dólar sobe no Brasil com fluxo de moeda para exterior e pesquisa favorável a Lula
Taxas dos DIs avançam com cenário eleitoral e ata do Copom no foco
Gasolina inicia dezembro estável, enquanto etanol fica quase 2% mais caro, diz Edenred Ticket Log
Lula aparece com 41% no primeiro turno, Flávio Bolsonaro soma 23% e Tarcísio tem 10%, mostra Genial/Quaest