Ibovespa reverte alta e cai com piora em Wall St.; Petrobras limita perda

Publicado em 27/09/2023 15:05 e atualizado em 27/09/2023 15:49

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa abandonou o sinal positivo e recuava nesta quarta-feira, seguindo a piora dos pregões em Wall Street, conforme os rendimentos dos títulos do Tesouro norte-americano voltaram a subir e agentes financeiros continuavam apreensivos com a chance de uma paralisação parcial do governo dos Estados Unidos.

O presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, o republicano Kevin McCarthy, rejeitou nesta quarta-feira um projeto de lei provisória de financiamento que avançava no Senado, aproximando Washington de sua quarta paralisação parcial do governo dos EUA em uma década.

O impasse nos EUA é mais um componente negativo em um mercado já debilitado pelas preocupações com a possibilidade de juros mais altos por mais tempo em economias relevantes, incluindo os EUA, além de receios sobre a China, em particular o setor imobiliário daquele país.

Às 15:01, o Ibovespa caía 0,54 %, a 113.579,64 pontos. Na máxima mais cedo, subiu a 115.340,41 pontos. Na mínima, caiu a 113.461,95 pontos. O volume financeiro somava 13,4 bilhões de reais.

O desempenho só não era pior por causa da alta das ações da Petrobras, na esteira do forte avanço dos preços do petróleo no exterior, com outras petrolíferas também destacando-se na ponta positiva. O barril de Brent era negociado com elevação de 2,82%.

Em Wall Street, o S&P 500 também reverteu os ganhos e recuava 0,63%.

O pregão brasileiro ainda era pressionado pela alta nas taxas dos contratos de DI, afetando principalmente papéis sensíveis a juros, como os de empresas ligadas a consumo e do setor imobiliário. Também o setor elétrico experimentava declínios relevantes.

(Por Paula Arend Laier)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde