Preços ao produtor da zona do euro sobem em agosto sobre mês anterior como esperado

Publicado em 04/10/2023 07:32

BRUXELAS (Reuters) - Os preços ao produtor da zona do euro subiram em agosto na comparação com o mês anterior como esperado, e caíram na base anual devido a uma queda acentuada nos preços da energia, mostraram dados nesta quarta-feira.

O escritório de estatísticas da União Europeia, Eurostat, informou que os preços nas portas das fábricas dos 20 países que compartilham o euro avançaram 0,6% em agosto sobre julho, mas recuaram 11,5% em relação ao ano anterior, em linha com as expectativas dos economistas.

Na comparação mensal, os bens intermediários puxaram o índice para baixo, com uma queda de 0,4%, mas os preços de energia aumentaram 2,5%, elevando o resultado final geral.

Em relação ao ano anterior, os preços da energia foram 30,6% mais baixos e os preços dos bens intermediários caíram 4,5%, mais do que compensando os bens de capital e os bens de consumo duráveis e não duráveis mais caros.

Os preços ao produtor são uma indicação das tendências da inflação ao consumidor, que o banco central Europeu quer reduzir para sua meta de 2,0%. Os preços ao consumidor subiram 5,3% em agosto e 4,3% em setembro.

(Reportagem de Jan Strupczewski)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde