Produção industrial dos EUA cresce com força em setembro

Publicado em 17/10/2023 11:27

WASHINGTON (Reuters) - A produção nas fábricas dos Estados Unidos aumentou mais do que o esperado em setembro, apesar das greves na indústria automobilística que reduziram a produção de veículos, o que é mais uma evidência de que a economia saiu do terceiro trimestre com ímpeto.

A produção industrial aumentou 0,4% no mês passado, informou o Federal Reserve nesta terça-feira. Os dados de agosto foram revisados para baixo, mostrando uma queda de 0,1% na produção das fábricas, em vez de um aumento de 0,1%, conforme informado anteriormente. Economistas consultados pela Reuters previam que a produção das fábricas aumentaria 0,1%.

A produção caiu 0,8% em uma base anual em setembro. Ela ficou inalterada no terceiro trimestre. A produção industrial de bens duráveis cresceu a uma taxa anualizada de 2,3%, que foi compensada por um ritmo de declínio de 2,4% na produção não durável.

A produção de veículos automotores e peças aumentou 0,3% no mês passado, depois de ter caído 4,1% em agosto.

Apesar do bom desempenho do mês passado, o setor de manufatura continua limitado pela desaceleração da demanda por produtos devido às taxas de juros mais altas. Desde março de 2022, o Federal Reserve aumentou sua taxa de juros de referência em 5,25 pontos percentuais para a faixa atual de 5,25% a 5,50%.

(Por Lucia Mutikani)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall Street se recupera, mas alta nos rendimentos abre caminho para perdas semanais
Ibovespa sobe na abertura em linha com exterior; Minerva salta mais de 6%
Dólar cai no Brasil com exterior e eleições no radar
Durigan diz que enfoque em eventual novo mandato de Lula será fim da 6 x 1 e redução de juros
Rússia está pronta para novas ideias sobre paz na Ucrânia, mas com condições, afirma diplomata
Rússia atacou 52 embarcações civis em um mês e meio, diz ministério ucraniano