Órgãos da ONU fazem apelo unificado por cessar-fogo humanitário em Gaza

Publicado em 06/11/2023 07:52 e atualizado em 06/11/2023 08:32

GENEBRA (Reuters) - Os chefes de vários órgãos importantes das Nações Unidas fizeram um apelo unificado nesta segunda-feira por um cessar-fogo humanitário em Gaza, à medida que os ataques israelenses se intensificam, quase um mês após o início do conflito.

Os 18 signatários incluem Volker Turk, o alto comissário da ONU para Direitos Humanos, o chefe da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, e o chefe de ajuda da ONU, Martin Griffiths.

"Uma população inteira está sitiada e sob ataque, sem acesso ao essencial para a sobrevivência, bombardeada em suas casas, abrigos, hospitais e locais de culto. Isso é inaceitável", disseram eles em uma declaração conjunta.

"Precisamos de um cessar-fogo humanitário imediato. Já se passaram 30 dias. Já é o bastante. Isso precisa acabar agora."

Na sexta-feira, Griffiths pediu "pausas" humanitárias no bombardeio israelense ao enclave palestino densamente povoado para ajudar na distribuição de ajuda, que está muito abaixo dos níveis anteriores ao conflito.

O enviado palestino para as Nações Unidas, Riyad Mansour, respondeu que Griffiths deveria pedir um cessar-fogo total.

"Você deveria dizer claramente e em alto e bom som, de acordo com o DIH (Direito Internacional Humanitário), que um cessar-fogo deve ocorrer", disse Mansour.

"É preciso salvar vidas. Deve haver uma cessação imediata de todas essas hostilidades. Isso é o que eu espero de vocês."

Israel tem rejeitado a crescente pressão internacional por um cessar-fogo, dizendo que os reféns tomados pelos militantes do Hamas durante o ataque no sul de Israel em 7 de outubro devem ser libertados.

(Reportagem de Gabrielle Tétrault-Farber e Emma Farge)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Arrecadação federal soma R$226,8 bi em novembro, interrompe desaceleração e bate recorde no mês
ANP autoriza início da produção na P-78 no campo de Búzios
Wall Street sobe com recuperação do setor de tecnologia
Economia da China cresceu abaixo de 3% em 2025, metade da meta oficial, diz Rhodium Group
Brasil teve 2025 marcado pelo choque de juros, atenção às contas públicas e apoio fundamental do agro
Dados do FMI mostram estabilização de fatia do dólar nas reservas globais