Indústria dos EUA segue fraca em novembro, mostra ISM

Publicado em 01/12/2023 12:09

WASHINGTON (Reuters) - A indústria dos Estados Unidos permaneceu fraca em novembro, de acordo com uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira, que também mostrou que o emprego no setor diminuiu.

O Instituto de Gestão de Fornecimento (ISM) disse que seu PMI industrial permaneceu em 46,7 no mês passado, no 13º mês consecutivo abaixo de 50, o que indica contração no setor. Esse é o período mais longo desde os meses de agosto de 2000 a janeiro de 2002.

Os economistas consultados pela Reuters previam que o índice subiria para 47,6. De acordo com o ISM, uma leitura do PMI abaixo de 48,7 durante um período de tempo em geral indica contração da economia. A economia, entretanto, continua a expandir, crescendo a uma taxa anualizada de 5,2% no terceiro trimestre.

Embora se espere uma desaceleração significativa da atividade no quarto trimestre uma vez que a taxa de juros mais altas reduz a demanda, a maioria dos economistas não prevê uma recessão no próximo ano.

O subíndice de novas encomendas da pesquisa do ISM subiu de 45,5 em outubro para 48,3 no mês passado, mas ainda fraco. A produção nas fábricas diminuiu e os pedidos em atraso continuaram a diminuir.

O nível de emprego nas fábricas diminuiu pelo segundo mês consecutivo, provavelmente refletindo contratações mais fracas e o aumento das demissões. O subíndice de emprego nas fábricas caiu de 46,8 em outubro para 45,8 no mês passado.

(Reportagem de Lucia Mutikani)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dia do Agro: bancada articula avanço de projetos estratégicos para o setor produtivo
Dólar à vista fecha em alta de 0,86%, a R$5,0416 na venda
Ibovespa recua com exterior desfavorável e pesquisa eleitoral no radar
Vice-presidente dos EUA diz que houve "muito progresso" nas negociações com Irã
PL do Endividamento deverá ser votado nesta 4ª (20) no Senado como primeiro item da pauta
Trump diz que EUA podem atacar Irã novamente, mas que Teerã quer acordo