China promete medidas mais enérgicas para apoiar confiança do mercado

Publicado em 22/01/2024 10:28

PEQUIM (Reuters) - A China tomará medidas mais enérgicas e eficazes para apoiar a confiança do mercado, informou a mídia estatal CCTV nesta segunda-feira, citando uma reunião de gabinete, após queda nas ações locais.

A segunda maior economia do mundo enfrenta múltiplos desafios, incluindo um mercado imobiliário fraco, uma demanda lenta, pressões deflacionárias e incertezas geopolíticas. Estes fatores pesaram sobre a bolsa nos últimos dias.

"A China consolidará e fortalecerá a tendência ascendente da recuperação econômica e promoverá o desenvolvimento estável e saudável do mercado de capitais", informou a CCTV, citando a reunião de gabinete realizada na segunda-feira, presidida pelo primeiro-ministro Li Qiang.

A China também aumentará o capital de médio e longo prazo no mercado e fortalecerá a “estabilidade interna”, acrescentou a mídia estatal.

O índice blue chip CSI300 do país caiu 1,6% na segunda-feira, para seu nível de fechamento mais baixo em quase cinco anos, enquanto o índice de referência Shanghai Composite Index registrou sua maior queda em um dia desde abril de 2022, com baixa de 2,7%.

À medida que as ações caíam, os principais bancos estatais passaram a apoiar o iuan chinês, reduzindo a liquidez no mercado cambial offshore, ao mesmo tempo que vendiam ativamente dólares norte-americanos onshore, informou a Reuters na segunda-feira, citando pessoas familiarizadas com o assunto.

A economia da China cresceu 5,2% no ano passado, um pouco mais do que a meta oficial do governo, mas a recuperação foi muito mais instável do que os investidores esperavam.

Economistas consultados pela Reuters esperavam que a economia da China crescesse 4,6% este ano.

(Reportagem de Ellen Zhang, Liz Lee e Albee Zhang)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde