União Europeia lança missão naval para proteger navios no Mar Vermelho

Publicado em 19/02/2024 18:01

BRUXELAS (Reuters) - A União Europeia lançou nesta segunda-feira uma missão naval no Mar Vermelho para "restaurar e proteger a liberdade da navegação" na região. 

A "operação de segurança marítima defensiva", chamada Eunavfor Aspides, foi lançada após militantes houthis aliados ao Irã promoverem ataques a navios internacionais no Mar Vermelho em apoio ao grupo militante palestino Hamas, em guerra contra Israel.

"A União Europeia está respondendo rapidamente à necessidade de restaurar a segurança marítima e a liberdade de navegação em um corredor marítimo altamente estratégico", afirmou o chefe de política externa da UE, Josep Borrell, em um comunicado. 

"Dentro de seu mandato defensivo, a operação proporcionará consciência da situação marítima, acompanhará navios e os protegerá contra possíveis ataques de múltiplos domínios no mar", acrescentou o comunicado. 

O comunicado não especifica quantos navios estarão envolvidos e um porta-voz da UE não respondeu de imediato a pedido de comentários. Mas diplomatas da UE haviam dito à Reuters que, inicialmente, três navios estariam sob comando da UE, parte da chamada Política Comum de Segurança e Defesa (CSDP, na sigla em inglês) do bloco. 

A Alemanha já enviou uma fragata de defesa área no começo do mês para se juntar à missão. Dois diplomatas afirmaram à Reuters que França e Itália também iriam contribuir. 

(Reportagem de Charlotte Van Campenhout e Andrew Gray)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall Street cai conforme investidores se posicionam para semana movimentada de dados
Ibovespa fecha em alta com Rede D'Or em destaque após dividendos; Braskem recua
Dólar fecha perto da estabilidade no Brasil em meio a fluxo de fim de ano
Taxas dos DIs têm quedas leves com influência do exterior e do IBC-Br
Gazeta do Povo: Mourão se diz preocupado com Bolsonaro por risco de morte “de um dia para o outro”
Comissão de Constituição e Justiça aprova equiparação de aquicultor a produtor rural