Executivos mostram otimismo sobre crescimento global, mas riscos permanecem, diz pesquisa

Publicado em 20/01/2025 15:37

(Reuters) - As empresas de todo o mundo estão cada vez mais otimistas em relação ao crescimento global no próximo ano, mas as preocupações com a volatilidade econômica e a inflação permanecem, de acordo com uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira, durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça.

Quase 60% dos presidentes de empresas ouvidos em uma pesquisa da PwC se sentiram otimistas em relação ao crescimento global nos próximos 12 meses, em comparação com 38% um ano antes. A pesquisa foi realizada principalmente antes das eleições nos EUA.

Mas 29% dos presidentes-executivos disseram que a volatilidade macroeconômica pode levar a uma perda financeira substancial no próximo ano, e quase a mesma quantidade citou a inflação como uma das principais preocupações.

"Essa pesquisa mostra que os líderes empresariais estão enfrentando esse futuro com uma combinação de otimismo sobre a economia e realismo de que os negócios precisam reinventar fundamentalmente a forma como criam valor se quiserem prosperar no futuro", disse Carol Stubbings, diretora comercial global da PwC.

O Reino Unido foi classificado como o segundo melhor país para se investir, atrás dos Estados Unidos, a primeira vez que alcançou essa posição em registros que remontam a 1997, disse a PwC.

A pesquisa global mostrou que os executivos afirmaram que os avanços na tecnologia de inteligência artificial generativa não levaram a uma redução nas oportunidades de emprego.

A maioria dos executivos ouvidos disse que o investimento em iniciativas climáticas reduziu seus custos ou não teve influência sobre eles, embora 24% tenham dito que a regulamentação complexa está dificultando o investimento climático.

A pesquisa da PwC foi realizada entre 1º de outubro e 8 de novembro em 109 países.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde