Ações europeias de tecnologia caem após impulso da China em IA assustar investidores

Publicado em 27/01/2025 14:57 e atualizado em 27/01/2025 16:24

Por Nikhil Sharma e Johann M Cherian

(Reuters) - As ações de tecnologia na Europa foram pressionados nesta segunda-feira depois que o modelo de inteligência artificial de baixo custo da startup chinesa DeepSeek gerou preocupações sobre os retornos no setor de IA e a necessidade de chips caros.

O índice pan-europeu STOXX 600 chegou a cair 0,8% mais cedo na sessão, acompanhando a liquidação do mercado global devido a preocupações com investimentos em IA e avaliações do setor de tecnologia, depois que a DeepSeek lançou um assistente gratuito que, segundo ela, usa chips de baixo custo e menos dados. O índice terminou o dia com variação negativa de 0,07%.

As ações europeias de tecnologia recuaram 3,4%, com a fabricante de equipamentos para chips ASML caindo 7%, atingindo o menor nível em dois meses, e a ASM International perdendo mais de 12%.

A Siemens Energy e a Schneider Electric, que fornecem hardware elétrico para infraestrutura de IA, afundaram 19,9% e 9,5%, respectivamente, e ficaram entre os desempenhos mais fracos do STOXX 600.

"O sucesso da DeepSeek... é um alerta e um ponto de interrogação sobre quanto precisa ser gasto para construir um modelo e se o nível de investimento que temos visto é realmente necessário", disse Ben Barringer, analista de tecnologia da Guilter Cheviot.

A liquidação ocorre depois que o STOXX 600 atingiu um recorde intradiário na sexta-feira e enquanto investidores aguardam os balanços das gigantes da tecnologia dos EUA Apple, Meta, Microsoft e Tesla nesta semana.

A incerteza em relação às possíveis tarifas dos EUA continua a preocupar investidores, faltando apenas alguns dias para o prazo de 1º de fevereiro dado pelo presidente Donald Trump para revelar sua política comercial para os principais parceiros comerciais, incluindo a UE.

A semana também está cheia de decisões sobre taxas de juros por parte dos bancos centrais de todo o mundo, especialmente o Federal Reserve e o Banco Central Europeu.

Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,02%, a 8.503,71 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,53%, a 21.282,18 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,27%, a 7.906,58 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,03%, a 36.191,17 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,12%, a 11.997,10 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,57%, a 6.466,44 pontos.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde