Senado dos EUA confirma Brooke Rollins para dirigir Departamento de Agricultura

Publicado em 13/02/2025 15:30

Por Leah Douglas

(Reuters) - O Senado dos Estados Unidos votou nesta quinta-feira para confirmar Brooke Rollins para liderar o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA).

Ela é uma aliada de longa data do presidente Donald Trump e ex-assessora de políticas da Casa Branca que expressou dúvidas sobre as mudanças climáticas.

Rollins chefiará uma agência com 100.000 funcionários que supervisiona programas agrícolas, benefícios alimentares e refeições escolares.

Sua nomeação ocorre em um momento de baixa renda agrícola, possíveis cortes na ajuda alimentar doméstica e uma campanha agressiva para reduzir a força de trabalho federal liderada pelo bilionário Elon Musk.

O Senado decidiu por 72 a 28 pela confirmação de Rollins, depois que o Comitê de Agricultura realizou a audiência de nomeação de Rollins em 23 de janeiro e, em 3 de fevereiro, aprovou-a por unanimidade.

Rollins passou 15 anos como diretora de uma organização conservadora de políticas do Texas apoiada pelo setor petrolífero.

Durante sua gestão, o grupo produziu relatórios criticando o etanol e os subsídios agrícolas.

Em sua audiência de nomeação, Rollins disse que os relatórios tinham décadas e não refletiam suas posições políticas atuais, e que ela apoiava o etanol.

O CEO da American Coalition for Ethanol, Brian Jennings, disse em um comunicado que o grupo espera trabalhar com Rollins na finalização do crédito fiscal de combustível limpo 45Z e na expansão da infraestrutura de biocombustíveis.

Questionada pela integrante do Comitê de Agricultura Amy Klobuchar se acredita que a mudança climática é uma ameaça aos agricultores e pecuaristas dos EUA, Rollins respondeu: "Todos nós sabemos que o clima muda ao longo do ano, mas a causa e as soluções não são amplamente compreendidas ou definidas", de acordo com uma cópia de suas respostas vista pela Reuters.

O presidente do Comitê de Agricultura da Câmara, Glenn "GT" Thompson, e a membro do ranking, Angie Craig, disseram em declarações que Rollins estava assumindo o cargo em um momento crítico para a agricultura e que esperavam ansiosamente pela colaboração.

Rollins foi diretora interina do Conselho de Política Doméstica da Casa Branca no primeiro governo de Trump e depois liderou o America First Policy Institute, um grupo de políticas alinhado a Trump.

O congelamento da maior parte da ajuda externa e de alguns programas de subsídios e empréstimos agrícolas pelo governo Trump levou a paralisações de trabalho em uma rede de laboratórios de pesquisa agrícola e fez com que alguns agricultores não recebessem os pagamentos esperados do governo.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em leve alta com baixa liquidez e foco na política
Trump diz que Zelenskiy "não tem nada até que eu aprove"
Dólar tem leve alta reagindo ao cenário político e aos leilões do BC
Zelenskiy vai conversar com Trump sobre fim da guerra na Ucrânia no domingo
Brasil tem fluxo cambial negativo de US$3,363 bi em dezembro até dia 19, diz BC
Wall St se mantém perto de picos recordes em sessão pós-Natal