Economia da zona do euro tem desempenho melhor do que estimado inicialmente no 4° tri

Publicado em 14/02/2025 07:40

FRANKFURT (Reuters) - A economia da zona do euro se expandiu um pouco mais do que estimado inicialmente no último trimestre de 2024, mas o emprego praticamente não cresceu, oferecendo mais evidências de que a economia dos 20 países que compartilham a moeda está amplamente estagnada.

O PIB da zona do euro cresceu 0,1% no quarto trimestre, informou o Eurostat nesta sexta-feira, elevando sua estimativa anterior, que havia mostrado estagnação.

Em comparação com o ano anterior, a economia se expandiu 0,9%, o mesmo que no trimestre anterior, mas um crescimento modesto em relação aos trimestres anteriores. O emprego cresceu apenas 0,1% no trimestre.

O crescimento econômico é visto agora com uma ligeira recuperação, para pouco mais de 1% em 2025, mas essa projeção está sujeita a riscos para baixo.

O consumo quase não está crescendo, o mercado de trabalho está se abrandando, o setor industrial continua em recessão e a ameaça de tarifas dos Estados Unidos está pesando sobre o investimento.

Os preços de energia também estão mais altos devido ao aumento dos custos do gás natural, o que sugere que a economia do bloco permanecerá estagnada por algum tempo, segundo os economistas.

(Por Balazs Koranyi)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CNN: Cirurgia de Bolsonaro foi um sucesso e sem intercorrências, diz Michelle
Mídia social da China critica política de filho único após morte de czar de controle populacional
Ucrânia dispara mísseis britânicos e drones contra instalações de petróleo e gás da Rússia
Bolsonaro confirma em carta Flávio como seu candidato
Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda