Canadá e México não estão sujeitos a novas taxas globais enquanto decreto sobre fentanil e fronteira seguirem em vigor

Publicado em 02/04/2025 21:32 e atualizado em 03/04/2025 06:14

 

(Reuters) - O presidente dos EUA, Donald Trump, não está impondo sua nova tarifa global de 10% sobre os produtos do Canadá e do México, enquanto seu decreto anterior permanecer em vigor para tarifas de até 25% sobre muitos produtos dos dois países em conexão com questões de controle de fronteiras e tráfico de fentanil, de acordo com um documento da Casa Branca divulgado nesta quarta-feira.

"Para o Canadá e o México, os decretos existentes sobre fentanil/migração... permanecem em vigor e não são afetadas por esse decreto", disse o documento da Casa Branca.

"Isso significa que os produtos em conformidade com o USMCA (Acordo EUA-México-Canadá) continuarão a receber uma tarifa de 0%, os produtos não compatíveis com o USMCA receberão uma tarifa de 25% e a energia e o potássio não compatíveis com o USMCA receberão uma tarifa de 10%. Caso os decretos existentes sobre fentanil/migração... sejam encerrados, os produtos em conformidade com o USMCA continuarão a receber tratamento preferencial, enquanto os produtos que não estiverem em conformidade com o USMCA estarão sujeitos a uma tarifa recíproca de 12%."

(Reportagem de Dan Burns)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha com alta discreta apoiado por Itaú e Bradesco em dia com vencimento de opções
Dólar fecha estável após leilões do BC, mas sobe 2,18% na semana
Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$61 bi de emendas e superávit de R$34,5 bi
Brasil espera que acordo Mercosul-UE seja assinado o mais rápido possível, diz Alckmin
PF conclui que Bolsonaro precisa de cirurgia de hérnia
Taxas dos DIs caem na contramão dos Treasuries em dia de ajustes