ONS projeta queda mais acentuada da carga de energia no Brasil em abril

Publicado em 17/04/2025 15:05 e atualizado em 17/04/2025 16:23

 

SÃO PAULO (Reuters) - O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) reduziu sua projeção para a carga de energia no Brasil em abril, estimando agora queda de 2,1% na comparação anual, para 79.919 megawatts (MW) médios.

Na semana passada, o órgão já havia reduzido sua projeção, passando a ver uma queda de 1,6% na comparação anual, em meio a temperaturas mais amenas, que reduzem a necessidade de uso de ar condicionado. Além disso, abril de 2025 registra mais feriados que impactam a atividade econômica.

Em boletim publicado nesta quinta-feira, o órgão também elevou ligeiramente a estimativa para os reservatórios de usinas hidrelétricas do Sudeste/Centro-Oeste, principal subsistema de armazenamento de energia, para 69,8% da capacidade ao final do mês, contra 69,4% estimados na semana passada.

O ONS fez ainda ajustes em suas previsões para as chuvas que devem chegar às hidrelétricas neste mês, que deverão ficar abaixo da média histórica em todo o país. A expectativa atual é de afluências em 78% da média no Sudeste/Centro-Oeste (ante 74% da previsão passada), 66% no Sul (ante 56%), 31% no Nordeste (ante 27%) e 82% no Norte (ante 79%).

(Por Letícia Fucuchima)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa tem semana de recuperação e volta a flertar com 161 mil pontos
Wall Street cai; temores de bolha de IA e inflação afastam investidores
Governo dos EUA retira Moraes e esposa de lista de sancionados pela Magnitsky
Dólar termina sessão estável ante o real e acumula baixa de 0,40% na semana
Taxas dos DIs cedem em dia de maior acomodação no cenário político e dados de serviços
Alckmin critica nível dos juros no país e diz que já há condição para Selic cair