Minério de ferro se aproxima da máxima de duas semanas na China
Por Amy Lv e Lewis Jackson
PEQUIM (Reuters) - Os preços futuros do minério de ferro subiram nesta segunda-feira, atingindo o valor mais alto em quase duas semanas, uma vez que o otimismo em relação à diminuição das tensões comerciais entre a China e os Estados Unidos, as duas maiores economias do mundo, superou as preocupações com a demanda no principal consumidor.
No domingo, as principais autoridades econômicas chinesas e norte-americanas definiram a estrutura de um acordo comercial para o presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente chinês, Xi Jinping, decidirem no final desta semana.
Trump disse que os EUA e a China estão prontos para "sair com" um acordo comercial.
O contrato janeiro do minério de ferro mais negociado na bolsa de Dalian encerrou as negociações diurnas com alta de 1,94%, a 786,5 iuanes (US$110,42) a tonelada métrica, o maior valor desde 15 de outubro.
Uma onda de restrições à produção nas regiões do norte da China, incluindo o principal centro de produção da cidade de Tangshan, aumentou as preocupações com a demanda pelo principal ingrediente da fabricação de aço, limitando ainda mais o potencial de alta dos preços.
A cidade de Tangshan lançará uma resposta de emergência de nível 2 a partir de segunda-feira, em meio a uma previsão de piora da poluição do ar, informou em sua conta WeChat no final do domingo.
As usinas siderúrgicas locais são obrigadas a reduzir a produção durante essas ações emergenciais.