Petróleo cai com planos da Opep de aumentar a produção

Publicado em 27/10/2025 17:16

Por Arathy Somasekhar

HOUSTON (Reuters) - Os preços do petróleo fecharam em leve baixa nesta segunda-feira, com os planos da Opep de aumentar a produção de petróleo mais uma vez superando as esperanças de um acordo comercial entre os EUA e a China e as novas sanções dos EUA contra a Rússia.

Os contratos futuros do petróleo Brent caíram 0,5%, fechando a US$65,62 por barril, enquanto petróleo West Texas Intermediate dos EUA teve baixa de 0,3%, a US$61,31. Ambos os contratos caíram cerca de 1% no início das negociações.

Oito nações da Opep+ estão inclinadas a fazer outro aumento modesto na produção de petróleo para dezembro, quando se reunirem no domingo, enquanto a Arábia Saudita pressiona para recuperar sua participação no mercado, disseram quatro fontes familiarizadas com as negociações.

O presidente dos EUA, Donald Trump, e seu colega chinês, Xi Jinping, devem se reunir na quinta-feira para decidir sobre uma estrutura que poderia pausar as tarifas mais rígidas dos EUA e as restrições de exportação de terras raras da China, aliviando o nervosismo do mercado em relação a uma guerra comercial.

"Os futuros do petróleo estão dando uma pausa na forte alta da semana passada, já que o presidente Trump está se reunindo com o presidente chinês Xi e sua equipe para negociações comerciais na quinta-feira, com a esperança de finalizar a maioria das diferenças", disse Dennis Kissler, vice-presidente sênior de negociação do BOK Financial.

Os Estados Unidos impuseram sanções às principais empresas petrolíferas russas na quarta-feira, o que poderia prejudicar as exportações de petróleo da Rússia, se aplicadas, e serem um fator positivo para os preços do petróleo, acrescentou Kissler.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa tem semana de recuperação e volta a flertar com 161 mil pontos
Wall Street cai; temores de bolha de IA e inflação afastam investidores
Governo dos EUA retira Moraes e esposa de lista de sancionados pela Magnitsky
Dólar termina sessão estável ante o real e acumula baixa de 0,40% na semana
Taxas dos DIs cedem em dia de maior acomodação no cenário político e dados de serviços
Alckmin critica nível dos juros no país e diz que já há condição para Selic cair